A VISITA DE JESUS

Jeremias estava se sentindo muito “espiritual” naquele dia. Cantarolou musiquinhas de louvor e adoração durante toda a manhã e, em seus pensamentos, refletiu sobre tudo o que conhecia da Bíblia Sagrada. Então, decidiu ajoelhar-se diante de um sofá e fez esta oração, com sinceridade:

_ Jesus! Meu Senhor e meu Deus! Eu te louvo por tudo o que tens feitos em minha vida! Pelas incontáveis bençãos, pelo Seu amor! Muito obrigado!

Fez-se uma pausa estratégica para um pedido especial:

_ Desejo ver-Te, meu Senhor! Apresente-se a mim para que eu possa honrá-Lo e agradecer-Te, pessoalmente!

Abriu os olhos e observou ao redor. Nada! Fechou novamente seus olhos e pensou: “eu realmente gostaria de vê-Lo, Jesus!” Mas, de olhos entreabertos, nada viu. Pensou que, talvez, devesse fazer o pedido em alta voz, pois – quem sabe? – Jesus estivesse um pouco longe dali. Então, disse aos brados:

_ Jesus! Eu desejo vê-Lo!

Foi quando ELE surgiu! Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo, estava ali, diante de Jeremias. Inicialmente, envolto numa grande nuvem e luzes gloriosas, mas logo revelado fisicamente. Jeremias, de súbito, se assustou e quase disse um palavrão, mas se conteve.

_ És tu, meu Senhor? Jesus Cristo, o Príncipe da Paz, aqui, na minha casa?

Jesus se limitou a sorrir para Jeremias. Seus olhos já expressavam tudo o que ele precisava saber. Sim! Era Ele. E estava ali, na casa de Jeremias.

_ Jesus! Quase não acreditei que viria! Mas estás aqui! Oh, meu Senhor! Eu te louvo! Como eu te louvo! Por favor, fique à vontade! Quer um café? Uma água?

Jeremias, então, pensou: “mas como é que um ser espiritual iria querer um café? Larga de ser tonto, Jeremias!” No entanto, Jesus respondeu:

_ Aceito um copo de água!

E Jeremias, arregalando os olhos:

_ Claro, claro, Jesus! Água morna? Água gelada? Como deseja?

_ Aceito água gelada!

_ Ah, claro! O Senhor não curte coisas mornas, né? Tipo! Ou é frio ou é quente! – disse Jeremias, se achando engraçado – Er! Está em algum lugar da Bíblia uma coisa assim, não está? Não lembro onde! 

Jesus não respondeu. Jeremias, com um sorriso nervoso e suando frio, saiu correndo rumo à cozinha. Voltando, entregou um copo de água gelada para Jesus e o observou. Um turbilhão de pensamentos invadiu a mente de Jeremias: “Jesus bebendo água?! Que negócio bizarro! Achei que Ele não sentisse sede. Até parece um ser humano normal. E, nossa! Como Ele é diferente daqueles retratos que já vi em alguns quadros, hein!”

Jesus direcionou um olhar para Jeremias, que logo pensou: “Eta! Esqueci que Ele lê pensamentos! Recomponha-se, Jeremias! Pense só em coisas boas! Rápido... versículos bíblicos bonitos! Rápido, algum pensamento bom!” Então, disse:

_ Jesus! É uma honra tremenda tê-Lo em minha casa! Posso Lhe apresentar os cômodos? Se bem que o Senhor é onisciente, né? Já sabe tudo o que tem aqui! Já sei! Uma música! O Senhor gosta de músicas, né? Músicas de louvor! Só um minuto!

E, tateando os bolsos, sacou seu celular e procurou pela playlist. Só músicas de pagode e de sertanejo, daquelas de sofrência e com os temas de sempre: adultério e bebedeira. Não seria de bom tom apresentar este tipo de música ao Senhor. Mas restava o YouTube. Então, procurou por uma música de louvor e adoração, tentando se lembrar de algum dos cânticos antigos – que, na sua concepção, talvez fossem mais “espirituais” do que as músicas de hoje.

Tu éééés soberanoooo sobre a Terraaaaa, sobre os céééus Tu és Senhoooor... absoluto

_ Ah! Esta é boa, né Jesus? Aquele tipo de louvor dos tempos em que se faziam louvores de verdade!

Jeremias, então, lembrou-se que tinha carne na geladeira.

_ Topa um churrasco? Digo... se o Senhor bebeu água, acredito que vai gostar de comer uma carne suculenta! Uma farofinha! Vem comigo, por favor!

E dirigiu-se ao lugar que mais amava em sua própria casa: o “cantinho do churrasco”. Lembrou-se dos tantos momentos bons que passou naquele lugar, com seus amigos, as brincadeiras, as piadas não muito inocentes, os flertes com mulheres casadas, as bebedeiras... “Apague essas coisas da sua cabeça, Jeremias! Jesus está aqui! Rápido... pense em coisas boas!”

_ Olha só, Jesus! Já tinha carne pronta no isopor! É de ontem, mas só preciso requentar! Gosta de quê? Linguicinha? Frango? Alcatra? Já sei! Uma picanha! Claro! O Senhor merece o melhor! Vou assar uma picanha pra gente!

Foi até a cozinha e, ao abrir a geladeira, notou que estava cheia de garrafas de cerveja gelada.

_ Er! O Senhor não é contra a bebida alcoólica, né? Tipo... até transformou água em vinho, né? O errado é o vício, a bebedeira, o mau exemplo, né? Uma cervejinha faria mal?

E ali estava Jesus, sem dizer palavra alguma. Seu olhar não parecia condenar Jeremias, mas, de alguma forma, o incomodava. Nisto, o celular de Jeremias tocou. Era a Mariana, uma de suas paqueras. Jeremias atendeu:

_ Alô, Mariana? Fala, minha gata! O que precisa do pai aqui?

E, lembrando-se que Jesus estava bem ao lado, disse – Só um minuto, Mariana!

_ Jesus! Olha, se me permite, estou no meio de uma ligação! Logo, o churrasco estará pronto! Só preciso de um pouco de privacidade, sabe?

Mas Jesus não saiu do seu lado. Jeremias sentiu-se desconfortável. E, saindo de perto, fechou-se no banheiro e, olhando ao redor, notando que Jesus não estava lá, deu um suspiro aliviado. Segundos depois, Jesus apareceu, subitamente, ao lado de Jeremias.

_ JE-SUS! – bradou Jeremias, espantado – Digo, Jesus Cristo, meu Senhor! Não quis usar o Seu nome em vão! Peço desculpas, mas o Senhor me assustou! Eu disse que precisava de um pouco de privacidade! É só por um minuto!

Jeremias, então, lembrou-se da onipresença de Deus.

_ Ah, verdade! Eu sei que o Senhor pode estar em todos os lugares! Mas, sabe? Quando o Senhor não aparece assim, visivelmente, eu me sinto mais tranquilo! Seria como, sei lá, o Senhor não estivesse me bisbilhotando! Então, por favor, pode me dar um minutinho de licença?

Jesus, porém, continuou exatamente onde estava.

_ Mariana! Te ligo depois!

Jeremias já estava ficando impaciente. Desligou o celular e disse:

_ Vamos! A carne deve estar pronta! Quer assistir futebol? Para qual time o Senhor torce? Para o Santos, né? Só pode!

E começou a gargalhar. Mas vendo que Jesus não estava rindo, emendou:

_ É que a Bíblia diz alguma coisa sobre “ser santo como eu sou santo”, não diz? É um trocadilho divertido! Até o pastor já disse isso, uma vez. E ele é santista mesmo. Crente pode fazer piada, não pode? Digo... desde que não seja uma daquelas piadas de mau gosto, né?

Nisto, o celular tocou novamente. Desta vez, era a Samanta, outra paquera do Jeremias. Só que ele não atendeu, pois imaginava que o assunto não seria agradável. Desconfiava que Samanta estivesse grávida dele. Jeremias notou o olhar de Jesus.

_ Sim, Senhor! Tenho meus pecados, mas estou tentando resolver tudo! Todos pecam, não é? Até os cristãos pecam! Pastores, missionários, todo mundo peca! Não precisa olhar pra mim deste jeito!

Mas Jesus não mudou o semblante. Novamente, não parecia haver condenação alguma em Seu olhar, mas convidava Jeremias à introspecção, e isso o desconcertou.

_ Quer saber? No mundo, há muitas coisas ruins! Pessoas que fazem coisas muito piores! Políticos que roubam do povo, assassinos, pedófilos, estupradores! Meus pecados são “fichinha” perto do que as outras pessoas fazem! Digo até que, comparado a essas pessoas, eu deveria ser considerado um "santo", não deveria?

E, revelando as trevas em seu coração, sentiu que Jesus Cristo já não deveria estar ali. Então, de cabeça baixa, disse:

_ Senhor! Peço que se afaste de mim! Daqui a pouco, meus amigos chegarão aqui e o Senhor não vai gostar das coisas que conversamos e das coisas que fazemos! Um dia... um dia, vou me entregar, de coração, a Ti! De verdade! Mas, por enquanto, preciso curtir a vida, entende? Preciso ir atrás dos meus sonhos, dos meus objetivos, das coisas que me fazem felizes! E, infelizmente, “ser crente” ainda não é pra mim, compreende?

Então, levantando a cabeça, viu que Jesus havia desaparecido. Caindo em si, sentiu um grande vazio na alma e, quase choroso, Jeremias suspirou: “me perdoe!”

Postagens mais visitadas deste blog

GRANDES QUESTÕES DA FÉ CRISTÃ

POSSO CRER NA BÍBLIA?

APRESENTAÇÃO